domingo, 30 de novembro de 2008

Diário.

Agora vou transcrever o meu diário desde a minha internação e todos os momentos da 1ª cirurgia.


  • Eu fui internada dia 22 de março de 1990 às 14:35, me levaram para o quarto nº 434, leito 1, 4º andar. E chegando lá tomei banho, à tarde me tiraram sangue e a partir da meia noite eu não poderia comer mais nada, nem tomar água.
  • dia 23 pela manhã, sexta-feira, a enfermeira veio para me preparar para a cirurgia, ela passou a gilete nas minhas costas, e passou um liquido acho que era para esterilização, depois eu tomei banho e fui para a sala de cirurgia. Na ante-sala fiquei deitada em uma maca, depois fui para a sala de cirurgia, as enfermeiras me deitaram na mesa de cirurgia, colocaram o soro no braço direito, e me colocaram uns fios para escutar o coração.
  • Depois chegou o Dr. Schumacher e me levantou da cama, pois ele tinha que tirar fotos das minhas costas antes da operação, as fotos foram tiradas eu estando de costas e de lado, depois me deitaram novamente, e me aplicaram a anestesia geral. A cirurgia começou mais ou menos quase oito horas e foi até ao meio dia, tendo duração de quatro horas.
  • Depois da cirurgia eu fui para a sala de recuperação, estava vomitando muito por causa da anestesia.
  • Sábado foi a primeira vez que me viraram na cama doeu muito, lá pelas 11:00h me levaram para o quarto.
  • O Dr. Schumacher veio me ver na hora da janta.
  • Terça-feira o Dr. veio me ver um pouco depois do horário do banho.
  • Quarta-feira o médico me viu novamente.
  • Quinta-feira o médico veoi me ver a tarde mas eu estava dormindo ele foi embora.
  • Sexta-feira o médico vei ver como eu estava, ele veio depois do horário do banho, e disse que tinha vindo me ver na quinta, mas eu estava dormindo e ele não quis me acordar.
  • Na próxima segunda ele também veio ver como eu estava.
  • Na terça-feira o Dr. Schumacher veio me ver mais dois médicos da equipe dele, e a tarde eu fui tirar raio x deitada e de lado, pois ainda não podia me levantar.
  • Quarta-feira o Dr. Schumacher não foi me ver pela manhã, lá pelas 13:00h me deixaram virada de lado na cama para ajudar a secar os pontos, mais tarde o Dr. veio e tirou os meus pontos, ele colocou a mão na minha testa e disse que eu estava com febre, pois fiquei muito tempo deitada na mesma posição, e isso é perigoso para os pulmões, mais tarde me encaminharam para colocar o gesso. E antes de eu ir para colocar o gesso me levantaram da cama eu não parava em pé, pois estava muito fraca.
  • O médico tirou fotos das minhas costas de costas e de lado antes de colocar o gesso dia 04 de abril.
  • Sexta-feira eu saí do Hospital Cristo Redentor, e fui para casa de ambulância.
  • Depois de um mês eu voltei no Hospital dia 07 de maio, e o médico falou para mim tirar raio x e depois levar para ele ver, eu tirei o raio x dia 30 de maio e fui consultar com ele dia 04 de junho, neste dia ele viu o raio x e ficou contente, e disse que eu estava boa e mandou eu voltar no Hospital dia 02 de julho para tirar o gesso.
  • No dia 02 de julho eu tirei o gesso e ele olhou as minhas costas e disse que estava muito boa , e disse também que eu não poderia me abaixar, pegar peso, e nem jogar bola, e que eu iria ficar oito meses de recuperação e teria que me comportar como se eu estivesse com colete de gesso.
  • Voltei no Hospital no dia 21 de novembro e ele falou que eu não precisava tirar raio x, mandou eu voltar lá em 1991 no mês de novembro, e falou também que eu não poderia pegar peso e nem tomar sol no corte durante um ano. E uando eu volter lá depois de um ano ele iria me dar alta, ele de meu um atestado para mim levar no colégio, pois durante um ano não poderia fazer educação física.
  • Voltei no médico dia 28 de novembro de 1991, e lele mandou tirar raio x das minhas costas, eu tirei o raio x dia 16 de janeiro e fui consultar com ele dia 23 de janeiro, e lele me deu alta viu as radiografias e disse que estavam ótimas, e disse que eu não posso fazer esforços e tenho que me cuidar, e pediu para que segunda-feira eu posse na clínica dele para ele tirar fotos das minhas costas, chegando lá ele tirou as fotos e pediu o meu telefone para contato mas eu não tinha aí ele disse que não queria me perder de vista.
  • Dia 27 de janeiro de 1992 fui na clínica deles para tirar as fotos, e lele me disse que era bom eu praticar natação, e disse que ia fazer uma cópia das fotos para me dar, e falou que a minha haste é de aço inox.
  • No dia 03 de abril a irmã da minha cunhada esteve na clínica dele e le eperguntou por mim, se eu estava bem e se estava estudando, e disse para mim fazer uma visita para ele.
  • No dia 04 de maio eu liguei para a clínica avisando que eu iria fazer uma visita para ele no consultório no dia seguinte, no dia 05 de maio de 1992 fui visitá-lo no consultório, eu cheguei lá às 10:00h e ele chegou às 11:00h, e como eu só ia fazer uma visita ele me atendeu depois ao meio dia, e ele me perguntou se eu sentia dor, eu disse que não, mandou eu tirar a camisa para me examinar, e disse que a minha operação foi mu sucesso, perguntou quantos anos que eu tinha (18 anos) e com quantos anos notei que tinha escoliose (13 anos).
  • Ele disse que se eu tivesse operado antes a correção seria mais rápida e melhor, e mandou que eu voltasse lá em março de 1993 quando fazer três anos de operada para tirar raio x e fotos, e disse que quando eu tiver que operar é para tirar a haste.
  • Levei algumas perguntas sobre a minha escoliose para ele me responder , ele pegou o papel da minha mão e começou a responder as seguintes perguntas.

1 - Qunatos pontos eu levei? 162

2 - Qual o motivo que a escoliose só ocorre do lado direito? não sei

3 - O que indica se a escoliose é grande, as costelas tortas ou a espinha torta? fibosidade, descompensação do tronco, curva

4 - Qual foi a maior escoliose que você já operou? uma de 147º

  • Voltei no Hospital Cristo Redentor no dia 09 de julho de 1993, às 10:00h para consultar com o Dr. Schumacher, entrei na sala dele, e ele mandou eu tirar a camisa, olhou as minhas costas e disse que estava ótima, perguntou a minha idade e quantos anos fazia que eu tinha operado , mandou eu tirar rai x e levar no mesmo dia para ele, no consultório dele na Protásio Alves, tirei o raio x e fui no consultório levar, ele ia chegar ás 16:00h mas fiquei esperando lá, mas ele chegou um pouco antes e mandaram me chamar, eu entrei na sala de e ele anotou as iniciais do meu nome, a minha idade, dia, mês e ano que eu nasci, e dia mês e anos que eu aperei, e quantos anos fazia que eu tinha operado, e o nome do Hospital que eu fui operada.
  • Depois perguntou se eu trabalhava pela manhã ou a tarde, em que setor eu trabalhava e fiou com o número do meu telefone.
  • Perguntou se eu praticava algum esporte, e se eu mantinha a postura correta, me mediu, mediu quantos graus estava a minha escoliose 23º e tirou foto das minhas costas, e disse que não precisava mais tirar fotos, mas era para mim não sumir, e quando precisar dele é só procurá-lo.......... e foi o que eu fiz depois de muitos anos.......

ESSE É O MEU DIÁRIO ESCRITO EM UM CADERNO NÁ ÉPOCA, AGORA RESOLVI TRANSCREVER PARA O COMPUTADOR PARA QUE OUTRAS PESSOAS POSSAM LER.....

E SOMENTE PODEREI AGRADECER A DEUS, MEU MÉDICO, MINHA MÃE QUE COMPARTILHOU COMIGO TUDO ISSO, FAMILIARES E PESSOAS AMIGAS QUE AJUDARAM, POIS ME LEVARAM PARA CONSULTAR E EU NA ÉPOCA NÃO CONHECIA NADA EM PORTO ALEGRE......

Escoliose segunda cirurgia.




















Como já escrevi na primeira postagem a minha história não parou por aí....




  • O médico me disse que futuramente eu teria que fazer outra cirurgia para tirar um pedaço da haste.
  • Porém, o tempo foi passando e a haste incomodava um pouco perto do pescoço, pois a mesma pega toda e extensão da coluna.
  • E em 2007 procurei o meu médico depois de muitos anos de estar com alta, e quando ele me viu ficou muito feliz de saber que eu estava muito bem depois da cirurgia.
  • Eu fui procurá-lo para fazer aquela cirurgia corretiva que ele tinha me falado quando fiz a primeira, essa foi para tirar um pedaço da haste que ficava perto do pescoço.
  • Então ele pediu uma radiografia da coluna, e depois fui consultar com ele no Hospital Ernesto Dornelles aqui em Porto Alegre, e ele pediu um exame de sangue, depois de tudo isso feito a cirurgia foi marcada para o dia 13 de novembro de 2007, 12:00 até 13:20 mais ou menos.
  • No dia seguinte à tarde ele me deu alta, fiquei quinze dias de atestado, e depois ia no consultório dele para fazer revisão.
  • Hoje já fez um ano da operação, mas posso dizer que estou bem graças à Deus......


sábado, 29 de novembro de 2008

Escoliose primeira cirurgia.

Olá pessoal.


Vou contar a minha própria história, por isso criei esse Blog para poder ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Meu nome é Elisabeth Possoni Bejar.



  • A minha história começou mais ou menos em 1987 quando descobri que tinha escoliose, nessa época eu morava em São Paulo, aí começou as consultas em alguns médicos, mas quando falavam que eu tinha que operar eu acabava ficando com medo.
  • Ná época que descobri o problema eu tinha uns treze anos, e aos poucos fui prourando outras alternativas para não precisar fazer a cirurgia, fui em massagista, entrei na natação, mas tudo isso foi em vão, pois o meu caso seria resolvido somente com cirurgia.
  • Depois de tentar de tudo e não conseguir, eu comecei a consultar no Hospital das Clínicas em São Paulo, e isso se arrastou durante três longos e sofridos anos, pois toda vez que chegava para consultar o médico me olhava e só dizia que não tinha vaga, aí eu voltava para casa sem conseguir nada, mais uma vez.
  • O médico disse que eu teria que operar antes dos dezoito anos, pois depois o meu caso não tinha mais cirurgia.
  • No final de 1989 ficamos sabendo que tinha um médico em Porto Alegre que fazia esse tipo de cirurgia.
  • Eu e muinha mãe viemos para Porto Alegre, pois era raro naquela época o ortopedista que fazia esse tipo de cirurgia, no Estado de São Paulo só tinha três médicos que operavam de escoliose.
  • Em janeiro de 1990 consultei com o Dr. Schumacher e no dia 23 de março de 1990 foi a minha cirurgia.
  • O médico me explicou como seria a cirurgia, ele colocou uma haste de aço inox na espinha, e prendeu ela em toda a espinha, e tirou quatro pedaços de costelas que estavam altas.
  • A cirurgia durou quatro horas, foi tudo bem, fiquei quatorze dias no Hospital Cristo Redentor, no penúltimo dia me colocaram um colete de gesso que seria por três meses.
  • No final dos três meses tirei o colete, mas ainda tinha algumas restrições, não podia pegar peso nenhum, pegar sol no corte durante um ano, etc.
  • Depois de mais de dois anos o médico me deu alta, mas a história não para por aí........