sábado, 29 de novembro de 2008

Escoliose primeira cirurgia.

Olá pessoal.


Vou contar a minha própria história, por isso criei esse Blog para poder ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Meu nome é Elisabeth Possoni Bejar.



  • A minha história começou mais ou menos em 1987 quando descobri que tinha escoliose, nessa época eu morava em São Paulo, aí começou as consultas em alguns médicos, mas quando falavam que eu tinha que operar eu acabava ficando com medo.
  • Ná época que descobri o problema eu tinha uns treze anos, e aos poucos fui prourando outras alternativas para não precisar fazer a cirurgia, fui em massagista, entrei na natação, mas tudo isso foi em vão, pois o meu caso seria resolvido somente com cirurgia.
  • Depois de tentar de tudo e não conseguir, eu comecei a consultar no Hospital das Clínicas em São Paulo, e isso se arrastou durante três longos e sofridos anos, pois toda vez que chegava para consultar o médico me olhava e só dizia que não tinha vaga, aí eu voltava para casa sem conseguir nada, mais uma vez.
  • O médico disse que eu teria que operar antes dos dezoito anos, pois depois o meu caso não tinha mais cirurgia.
  • No final de 1989 ficamos sabendo que tinha um médico em Porto Alegre que fazia esse tipo de cirurgia.
  • Eu e muinha mãe viemos para Porto Alegre, pois era raro naquela época o ortopedista que fazia esse tipo de cirurgia, no Estado de São Paulo só tinha três médicos que operavam de escoliose.
  • Em janeiro de 1990 consultei com o Dr. Schumacher e no dia 23 de março de 1990 foi a minha cirurgia.
  • O médico me explicou como seria a cirurgia, ele colocou uma haste de aço inox na espinha, e prendeu ela em toda a espinha, e tirou quatro pedaços de costelas que estavam altas.
  • A cirurgia durou quatro horas, foi tudo bem, fiquei quatorze dias no Hospital Cristo Redentor, no penúltimo dia me colocaram um colete de gesso que seria por três meses.
  • No final dos três meses tirei o colete, mas ainda tinha algumas restrições, não podia pegar peso nenhum, pegar sol no corte durante um ano, etc.
  • Depois de mais de dois anos o médico me deu alta, mas a história não para por aí........

4 comentários:

Atelier do Chocolate! disse...

ola tbm fiz uma cirugia de coluna em 1999 com dr fernando façanha filho em fortaleza , gostaria de saber se vc tem filhos depois da cirugia?eu to casada ah 5 anos e tenho medo de engravidar....meu email é joyceazevedo23@hotmail.com me add no msn pra podermos trocar ideias ok!c

Unknown disse...

Olá tenho uma sobrinha de 14 anos que também tem escoliose e que já está em ponto cirurgico.
Queria saber se você conseguiu a sua cirurgia pelo SUS ou se foi particular, pois estamos com dificuldades de conseguir a cirurgia devido ao alto custo e sua complexidade.
Se puder me ajudar em relação a isso o meu e-mail é:
scheyllavieira@yahoo.com.br
Desde já obrigada.

Cássia disse...

tenho uma filha com esse mesmo problema minha pergunta e a mesma da sheila sera q eu consigo pelo sus em porto alegre rs essa cirugia?

Cássia disse...

thau bom dia